Estar Íntimo
Estar Íntimo
Residência Lota Macedo Soares - Sergio Bernardes.
Estar Íntimo para um dos Quartos.
Fonte: Arquitetura e Engenharia 29 (1954) . Fotógrafo: Desconhecido
Escada de Acesso ao Jardim
Escada de Acesso ao Jardim
Residência Lota Macedo Soares - Sergio Bernardes.
Escada de Acesso ao Jardim
Fonte: Acervo Pessoal. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva (2015)
Vista da Sala de Estar para Varanda
Vista da Sala de Estar para Varanda
Residência Lota Macedo Soares - Sergio Bernardes.
Vista da Sala de Estar para Varanda
Fonte: Acervo Pessoal. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva (2015)
Pátio junto a Sala de Jantar e Galeria
Pátio junto a Sala de Jantar e Galeria
Residência Lota Macedo Soares - Sergio Bernardes.
Pátio junto a Sala de Jantar e Galeria. Está área sofre modificações em relação ao projeto original, ganhando um pequeno lago artificial e uma sala de jogos, ao lado da Sala de Jantar.
Fonte: Acervo Pessoal. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva (2015)
Integração da Residência ao Entorno
Integração da Residência ao Entorno
Residência Lota Macedo Soares - Sergio Bernardes.
Integração da Residência ao Entorno. Vista de um ponto mais alto do terreno, poucos elementos salta da residência e se contrapõe ao ambiente natural onde está implantada.
Fonte: Acervo Pessoal. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva (2015)
Integração da Residência ao Entorno
Integração da Residência ao Entorno
Residência Lota Macedo Soares - Sergio Bernardes.
Integração da Residência ao Entorno. A vegetação, ainda tímida nas fotos apresentadas na época da construção, se mostra exuberante nos dias atuais, e a residência, mesmo com toda sua grandeza, não tenta se impor a paisagem.
Fonte: Acervo Pessoal. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva (2015)
Adega
Adega
Residência Lota Macedo Soares - Sergio Bernardes.
Adega
Fonte: Acervo Pessoal. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva (2015)
Fachada Principal
Fachada Principal
Residência em Itaipava - Francisco Bolonha
Fachada Principal. É visível a gradação da permeabilidade da fachada, do mais fechado a esquerda da imagem, ao mais aberto, do lado direito.
Fonte: Habitat 53 (1959). Fotógrafo: Desconhecido
Integração Interior-Exterior
Integração Interior-Exterior
Residência em Itaipava - Francisco Bolonha
Integração Interior-Exterior evidenciada pela ilusão de que lago e vegetação adentra a residência.
Fonte: Habitat 53 (1959). Fotógrafo: Desconhecido
Sala de Estar, vista a partir do exterior
Sala de Estar, vista a partir do exterior
Residência em Itaipava - Francisco Bolonha
Sala de Estar, vista a partir do exterior. É possível identificar as conexões do ambiente com a área íntima e a partir da escada.
Fonte: Habitat 53 (1959). Fotógrafo: Desconhecido
Sala de Estar
Sala de Estar
Residência em Itaipava - Francisco Bolonha
Sala de Estar. Os amplos vãos, permitem uma exteriorização do ambiente.
Fonte: Habitat 53 (1959). Fotógrafo: Desconhecido
Varanda Lateral
Varanda Lateral
Residência em Itaipava - Francisco Bolonha
Varanda Lateral estende para o exterior o ambiente da Sala de Estar
Fonte: Habitat 53 (1959). Fotógrafo: Desconhecido
Fachada Principal
Fachada Principal
Residência em Itaipava - Francisco Bolonha
Fachada Principal. Se identifica claramente a área social, que se abre para o jardim, da área íntima, resguardada em relação a este.
Fonte: Habitat 53 (1959). Fotógrafo: Desconhecido
Croquis do arquiteto para o Living
Croquis do arquiteto para o Living
Residência em Itaipava - Francisco Bolonha
Croquis do arquiteto para o Living
Fonte: Habitat 53 (1959). Fotógrafo: Desconhecido
Detalhe da Entrada de Serviço
Detalhe da Entrada de Serviço
Residência em Itaipava - Francisco Bolonha
Detalhe da Entrada de Serviço, acabamento em pastilha branca, litocerâmica e plástico.
Fonte: Habitat 53 (1959). Fotógrafo: Desconhecido
Detalhe do Pergolado, executado in loco.
Detalhe do Pergolado, executado in loco.
Residência em Itaipava - Francisco Bolonha
Detalhe do Pergolado, executado in loco.
Fonte: Habitat 53 (1959). Fotógrafo: Desconhecido
Painel de Aldemir Martins
Painel de Aldemir Martins
Residência em Itaipava - Francisco Bolonha
Painel de Aldemir Martins
Fonte: Habitat 53 (1959). Fotógrafo: Desconhecido
Planta de Cobertura e Cortes
Planta de Cobertura e Cortes
Residência Lauro de Souza Carvalho - Henrique E. Mindlin.
Planta de Cobertura e Cortes.
Fonte: Prefeitura de Petrópolis.
Fachadas
Fachadas
Residência Lauro de Souza Carvalho - Henrique E. Mindlin.
Fachadas
Fonte: Prefeitura de Petrópolis.
Planta do Pavimento Inferior.
Planta do Pavimento Inferior.
Residência Lauro de Souza Carvalho - Henrique E. Mindlin.
Planta do Pavimento Inferior.
Fonte: Prefeitura de Petrópolis.
Planta do Pavimento Superior
Planta do Pavimento Superior
Residência Lauro de Souza Carvalho - Henrique E. Mindlin.
Planta do Pavimento Superior
Fonte: Prefeitura de Petrópolis.
Planta de Situação.
Planta de Situação.
Residência Lauro de Souza Carvalho - Henrique E. Mindlin.
Planta de Situação.
Fonte: Prefeitura de Petrópolis.
Planta de Situação
Planta de Situação
Pavilhão Lowndes - M.M.M. Roberto
Planta de Situação
Fonte: Prefeitura de Petrópolis
Jogo de desenhos
Jogo de desenhos
Pavilhão Lowndes - M.M.M. Roberto
Jogo de desenhos (Plantas, Cortes, Fachada)
Fonte: Prefeitura de Petrópolis
Cobertura da edificação.
Cobertura da edificação.
Residência George Hime. Henrique E. Mindlin.
Cobertura da edificação. Cada bloco possui um inclinação própria, reforçando sua identificação.
Fonte: L'A d'Aujourd'hui 42-43 (1952).
Móbile de Alexander Calder
Móbile de Alexander Calder
Residência George Hime. Henrique E. Mindlin.
Móbile de Alexander Calder.
Fonte: Domus 280 (1953).
O grande conector da casa formado por todas as salas.
O grande conector da casa formado por todas as salas.
Residência George Hime. Henrique E. Mindlin.
O grande conector da casa formado por todas as salas.
Fonte: Modern Architecture in Brasil (Mindlin, E. ; 1956). Fotógrafo: Desconhecido.
Estar do Primeiro pavimento com terraço ao fundo
Estar do Primeiro pavimento com terraço ao fundo
Residência George Hime. Henrique E. Mindlin
Estar do Primeiro pavimento com terraço ao fundo.
Fonte: Revista Arquitetura e Engenharia 22 (1952). Fotógrafo: Desconhecido
Estar principal, a esquerda, o móbile de Alexander Calder.
Estar principal, a esquerda, o móbile de Alexander Calder.
Residência George Hime. Henrique E. Mindlin
Estar principal, a esquerda, o móbile de Alexander Calder.
Fonte: Revista Arquitetura e Engenharia 22 (1952). Fotógrafo: Desconhecido.
Vista geral, com destaque ao bloco íntimo.
Vista geral, com destaque ao bloco íntimo.
Residência George Hime. Henrique E. Mindlin
Vista geral, com destaque ao bloco íntimo.
Fonte: L'A d'Aujourd'hui 42-43 (1952).
Fachada Principal
Fachada Principal
Residência George Hime. Henrique E. Mindlin
Fachada Principal.
Fonte: L'A d'Aujourd'hui 42-43 (1952).
Sob o bloco íntimo, mosaico projetado por Burle Marx.
Sob o bloco íntimo, mosaico projetado por Burle Marx.
Residência George Hime. Henrique E. Mindlin
Sob o bloco íntimo, mosaico projetado por Burle Marx.
Fonte: L'A d'Aujourd'hui 42-43 (1952).
Emoldurando o projeto de Mindlin, os jardins projetados por Burle Marx.
Emoldurando o projeto de Mindlin, os jardins projetados por Burle Marx.
Residência George Hime. Henrique E. Mindlin
Emoldurando o projeto de Mindlin, os jardins projetados por Burle Marx
Fonte: L'A d'Aujourd'hui 42-43 (1952).
Vista Geral tomada da rua.
Vista Geral tomada da rua.
Residência Geraldo Baptista - Olavo Redig
Vista Geral tomada da rua, hoje a residência fica praticamente escondida pela vegetação existente.
Fonte: Acervo Pessoal. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva (2014)
Acesso a Residência.
Acesso a Residência.
Residência Geraldo Baptista - Olavo Redig
Acesso a Residência.
Fonte: Acervo Pessoal. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva (2014)
Vista Lateral da Residência.
Vista Lateral da Residência.
Residencia Geraldo Baptista - Olavo Redig.
Vista Lateral da Residência.
Fonte: Acrópoles 208 (1956). Fotógrafo: Desconhecido.
Vista geral da Edificação.
Vista geral da Edificação.
Residencia Geraldo Baptista - Olavo Redig.
Vista geral da Edificação.
Fonte: Acrópoles 208 (1956). Fotógrafo: Desconhecido.
Vista Geral, com pavimento dos Quartos em destaque.
Vista Geral, com pavimento dos Quartos em destaque.
Residencia Geraldo Baptista - Olavo Redig.
Vista Geral, com pavimento dos Quartos em destaque.
Fonte: Acrópoles 208 (1956). Fotógrafo: Desconhecido.
Varanda Coberta, ao fundo, acesso a Sala.
Varanda Coberta, ao fundo, acesso a Sala.
Residencia Geraldo Baptista - Olavo Redig.
Varanda Coberta, ao fundo, acesso a Sala.
Fonte: Acrópoles 208 (1956). Fotógrafo: Desconhecido.
Vista Leste da Edificação.
Vista Leste da Edificação.
Residencia Geraldo Baptista - Olavo Redig.
Vista Leste da Edificação.
Fonte: Acrópoles 208 (1956). Fotógrafo: Desconhecido.
Planta do Primeiro Pavimento
Planta do Primeiro Pavimento
Residencia Geraldo Baptista - Olavo Redig.
Planta do Primeiro Pavimento.
Fonte: Acrópoles 208 (1956).
Planta do Segundo Pavimento.
Planta do Segundo Pavimento.
Residencia Geraldo Baptista - Olavo Redig.
Planta do Segundo Pavimento.
Fonte: Acrópoles 208 (1956).
Planta de Situação.
Planta de Situação.
Residencia Geraldo Baptista - Olavo Redig
Planta de Situação.
Fonte: Acrópoles 208 (1956).
Vista Lateral da Residência.
Vista Lateral da Residência.
Residencia Geraldo Baptista - Olavo Redig.
Jardim junto a fachada principal.
Fonte: Acervo Pessoal. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva
Detalhe do Acesso a Sala.
Detalhe do Acesso a Sala.
Residencia Geraldo Baptista - Olavo Redig.
Detalhe do Acesso a Sala.
Fonte: Acervo Pessoal. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva
Varanda Coberta, ao fundo, acesso a Sala.
Varanda Coberta, ao fundo, acesso a Sala.
Residencia Geraldo Baptista - Olavo Redig.
Varanda Coberta, ao fundo, acesso a Sala.
Fonte: Acervo Pessoal. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva
"Rua" de serviço nos fundos da Residência.
"Rua" de serviço nos fundos da Residência.
Residencia Geraldo Baptista - Olavo Redig.
"Rua" de serviço nos fundos da Residência.
Fonte: Acervo Pessoal. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva
Detalhe da Esquadria da Suíte.
Detalhe da Esquadria da Suíte.
Residencia Geraldo Baptista - Olavo Redig.
Detalhe da Esquadria da Suíte.
Fonte: Acervo Pessoal. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva
Fechamento do Pátio de Serviço.
Fechamento do Pátio de Serviço.
Residencia Geraldo Baptista - Olavo Redig.
Fechamento do Pátio de Serviço.
Fonte: Acervo Pessoal. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva
Pátio do Corredor Íntimo.
Pátio do Corredor Íntimo.
Residencia Geraldo Baptista - Olavo Redig.
Pátio do Corredor Íntimo.
Fonte: Acervo Pessoal. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva
Vista Geral da Parte Posterior.
Vista Geral da Parte Posterior.
Residencia Geraldo Baptista - Olavo Redig.
Vista Geral da Parte Posterior, com a "rua" interna de serviço.
Fonte: Acervo Pessoal. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva
Escada que Conecta os pavimentos.
Escada que Conecta os pavimentos.
Residencia Geraldo Baptista - Olavo Redig.
Escada que conecta o primeiro e o segundo pavimento.
Fonte: Acervo Pessoal. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva
Corredor da Área Íntima.
Corredor da Área Íntima.
Residencia Geraldo Baptista - Olavo Redig.
Corredor da Área Íntima.
Fonte: Acervo Pessoal. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva
Vista do Jardim a partir da Suíte..
Vista do Jardim a partir da Suíte..
Residencia Geraldo Baptista - Olavo Redig.
Vista do Jardim a partir da Suíte.
Fonte: Acervo Pessoal. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva
Vista Geral da Residência.
Vista Geral da Residência.
Residencia Geraldo Baptista - Olavo Redig.
Vista Geral da Residência.
Fonte: Acervo Pessoal. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva
Fachadas.
Fachadas.
Residencia Geraldo Baptista - Olavo Redig.
Planta de Situação.
Fonte: Habitat 25 (1955).
Sala de Estar.
Sala de Estar.
Residencia Geraldo Baptista - Olavo Redig.
Sala de Estar.
Fonte: Acervo Pessoal. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva
Permanências do projeto original em mobiliário .
Permanências do projeto original em mobiliário .
Residência Paulo Sampaio - Sergio Bernardes.
Permanências do projeto original em mobiliário integrado a residência.
Fonte: Acervo Particular. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva
Vista da área de serviço e da cobertura da garagem.
Vista da área de serviço e da cobertura da garagem.
Residência Paulo Sampaio - Sergio Bernardes.
Vista da área de serviço e da cobertura da garagem.
Fonte: Acervo Particular. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva
SAMSUNG CSC
SAMSUNG CSC
Residência Paulo Sampaio - Sergio Bernardes.
Encontro de texturas em pedra, metal, tijolo e madeira, constantes em todo o projeto.
Fonte: Acervo Particular. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva
Azulejos encabeçam a escada que dá acesso a área íntima.
Azulejos encabeçam a escada que dá acesso a área íntima.
Residência Paulo Sampaio - Sergio Bernardes.
Azulejos encabeçam a escada que dá acesso a área íntima.
Fonte: Acervo Particular. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva
Visão Geral
Visão Geral
Residência Paulo Sampaio - Sergio Bernardes.
Visão Geral
Fonte: Acervo Particular. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva
Pórtico e sala em primeiro plano, ao fundo, os quartos.
Pórtico e sala em primeiro plano, ao fundo, os quartos.
Residência Paulo Sampaio - Sergio Bernardes.
Pórtico e sala em primeiro plano, ao fundo, os quartos.
Fonte: Acervo Particular. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva
Detalhe da estrutura metálica e esquadrias da sala.
Detalhe da estrutura metálica e esquadrias da sala.
Residência Paulo Sampaio - Sergio Bernardes.
Detalhe da estrutura metálica e esquadrias da sala.
Fonte: Acervo Particular. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva
A sala de Jantar, com a abertura das portas, se integra ao jardim.
A sala de Jantar, com a abertura das portas, se integra ao jardim.
Residência Paulo Sampaio - Sergio Bernardes.
A sala de Jantar, com a abertura das portas, se integra ao jardim.
Fonte: Acervo Particular. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva
Vista da Varanda tomada de um dos quartos.
Vista da Varanda tomada de um dos quartos.
Residência Paulo Sampaio - Sergio Bernardes.
Vista da Varanda tomada de um dos quartos.
Fonte: Acervo Particular. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva
Corredor de acesso aos quartos.
Corredor de acesso aos quartos.
Residência Paulo Sampaio - Sergio Bernardes.
Corredor de acesso aos quartos.
Fonte: Acervo Particular. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva
Sala de Estar.
Sala de Estar.
Residência Paulo Sampaio - Sergio Bernardes.
Sala de Estar.
Fonte: Acervo Particular. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva
Sala e pórtico coberto.
Sala e pórtico coberto.
Residência Paulo Sampaio - Sergio Bernardes.
Sala e pórtico coberto.
Fonte: Acervo Particular. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva
Varanda suspensa em madeira.
Varanda suspensa em madeira.
Residência do Embaixador Accioly - Francisco Bolonha.
Varanda suspensa em madeira, com piso em Peroba, estrutura em eucalipto e baluestre em pinho de Riga.
Fonte: Habitat 25 (1955). Fotógrafo: Desconhecido
Fachada Lateral da Capela tomada de um dos Pátios.
Fachada Lateral da Capela tomada de um dos Pátios.
Residência do Embaixador Accioly - Francisco Bolonha.
Fachada Lateral tomada de um dos Pátios, detalhe para o fechamento em veneziana de madeira.
Fonte: Habitat 25 (1955). Fotógrafo: Desconhecido
Fachada Lateral.
Fachada Lateral.
Residência do Embaixador Accioly - Francisco Bolonha.
Fachada Lateral, com capela na nível superior e garagens fechadas por painéis treliçados na nível inferior.
Fonte: Habitat 25 (1955). Fotógrafo: Desconhecido
Entrada para a Capela.
Entrada para a Capela.
Residência do Embaixador Accioly - Francisco Bolonha.
Entrada para a Capela.
Fonte: Habitat 25 (1955). Fotógrafo: Desconhecido
Integração do projeto com o ambiente.
Integração do projeto com o ambiente.
Residência do Embaixador Accioly - Francisco Bolonha.
Integração do projeto com o ambiente..
Fonte: Brasil Arquitetura Contemporânea 10 (1957). Fotógrafo: Desconhecido
Trecho do Pátio Interno
Trecho do Pátio Interno
Residência do Embaixador Accioly - Francisco Bolonha.
Trecho do Pátio Interno.
Fonte: Brasil Arquitetura Contemporânea 10 (1957). Fotógrafo: Desconhecido
Fachada Principal
Fachada Principal
Residência do Embaixador Accioly - Francisco Bolonha.
Fachada Principal.
Fonte: Brasil Arquitetura Contemporânea 10 (1957). Fotógrafo: Desconhecido
Afrescos de Emeric Marcier na Capela.
Afrescos de Emeric Marcier na Capela.
Residência do Embaixador Accioly - Francisco Bolonha.
Afrescos de Emeric Marcier na Capela. Ao centro: A Coroação, A Matança e A Fuga do Egito. Na lateral: As Pentecostes, A Crucificação e as Bodas de Canaã.
Fonte: Habitat 25 (1955). Fotógrafo: Desconhecido
Predominância da madeira na Capela.
Predominância da madeira na Capela.
Residência do Embaixador Accioly - Francisco Bolonha.
Predominância da madeira na Capela, com baldaquins e bancos em Pinho de Riga.
Planta Baixa.
Fonte: Habitat 25 (1955). Fotógrafo: Desconhecido
Detalhe do Altar,projetado por D. Geraldo Martins.
Detalhe do Altar,projetado por D. Geraldo Martins.
Residência do Embaixador Accioly - Francisco Bolonha.
Detalhe do Altar, projetado por D. Geraldo Martins.
Fonte: Habitat 25 (1955). Fotógrafo: Desconhecido
Planta Baixa
Planta Baixa
Residência do Embaixador Accioly - Francisco Bolonha.
Planta Baixa.
Fonte: Habitat 25 (1955). Fotógrafo: Desconhecido
Composição entre a fachada e a perspectiva do projeto.
Composição entre a fachada e a perspectiva do projeto.
Residência de Veraneio - Rolf Hütter.
Composição entre a fachada e a perspectiva do projeto.
Fonte: Brasil Arquitetura Contemporânea 5 (1955). Fotógrafo: Desconhecido
Vista geral do pátio íntimo.
Vista geral do pátio íntimo.
Residência de Veraneio - Rolf Hütter.
Vista geral do pátio íntimo. É possível ver a esquerda o acréscimo feito ao bloco íntimo, que elevou ainda mais um dos quartos, gerando uma área de refúgio em dias de cheia.
Fonte: Acervo Pessoal. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva (2014)
Pátio íntimo com área de Estar ao fundo.
Pátio íntimo com área de Estar ao fundo.
Residência de Veraneio - Rolf Hütter.
Pátio íntimo com área de Estar ao fundo. A piscina é uma inclusão posterior ao projeto.
Fonte: Acervo Pessoal. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva (2014)
Vista tomada a partir da garagem elevada.
Vista tomada a partir da garagem elevada.
Residência de Veraneio - Rolf Hütter.
Vista tomada a partir da garagem elevada. As mudanças climáticas que ocasionam as grandes cheias do rio Piabanha obrigou o atual proprietário a criar um espaço seguro para seus veículos.
Fonte: Acervo Pessoal. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva (2014)
Planta Baixa.
Planta Baixa.
Residência de Veraneio - Rolf Hütter.
Planta Baixa.
Fonte: Revista Habitat 19 (1954).
Vista tomada a partir do lago.
Vista tomada a partir do lago.
Residência George Hime. Henrique E. Mindlin
Vista tomada a partir do lago.
Fonte: Acervo Pessoal. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva (2015)
Vista tomada da rua lateral.
Vista tomada da rua lateral.
Residência George Hime. Henrique E. Mindlin
Vista tomada da rua lateral.
Fonte: Acervo Pessoal. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva (2015)
Fachada Norte.
Fachada Norte.
Residência Lota Macedo Soares - Sergio Bernardes .
Fachada Norte, ainda na fase de obras.
Fonte: Arquitetura e Engenharia 29 (1954) . Fotógrafo: Desconhecido
Fachada Sul.
Fachada Sul.
Residência Lota Macedo Soares - Sergio Bernardes.
Fachada sul, onde se concentra as atividades de serviço.
Fonte: Arquitetura e Engenharia 29 (1954) . Fotógrafo: Desconhecido
Bloco Íntimo
Bloco Íntimo
Residência Lota Macedo Soares - Sergio Bernardes
Bloco íntimo da edificação, ainda na fase de obras.
Fonte: Arquitetura e Engenharia 29 (1954) . Fotógrafo: Desconhecido
Sala de Jantar
Sala de Jantar
Residência Lota Macedo Soares - Sergio Bernardes
Sala de Jantar.
Fonte: Arquitetura e Engenharia 29 (1954) . Fotógrafo: Desconhecido
Corte AA.
Corte AA.
Residência Lota Macedo Soares - Sergio Bernardes.
Corte AA.
Fonte: Arquitetura e Engenharia 29 (1954) .
Corte BB.
Corte BB.
Residência Lota Macedo Soares - Sergio Bernardes.
Corte BB.
Fonte: Arquitetura e Engenharia 29 (1954) .
Fachada Leste.
Fachada Leste.
Residência Lota Macedo Soares - Sergio Bernardes.
Fachada Leste.
Fonte: Arquitetura e Engenharia 29 (1954) .
Corte.
Corte.
Residência Lota Macedo Soares - Sergio Bernardes.
Corte.
Fonte: Arquitetura e Engenharia 29 (1954) .
Fachada Oeste.
Fachada Oeste.
Residência Lota Macedo Soares - Sergio Bernardes.
Fachada Oeste.
Fonte: Arquitetura e Engenharia 29 (1954) .
Corte AA.
Corte AA.
Residência Lota Macedo Soares - Sergio Bernardes.
Corte AA.
Fonte: Arquitetura e Engenharia 29 (1954) .
Planta Baixa versão 1954.
Planta Baixa versão 1954.
Residência Lota Macedo Soares - Sergio Bernardes.
Segunda versão da planta baixa da residência, que possui modificações na organização espacial da área íntima.
Fonte: Arquitetura e Engenharia 29 (1954) .
Planta Baixa versão 1952.
Planta Baixa versão 1952.
Residência Lota Macedo Soares - Sergio Bernardes.
O projeto da área íntima da residência apresentou mudanças entre os anos de 1952, quando foi apresentada na revista Habitat, e quando foi novamente publicada em 1954, na revista Arquitetura e Engenharia.
Fonte: Revista Habitat 7 (1952) .
Vista da área social e da área de serviço.
Vista da área social e da área de serviço.
Residência Lota Macedo Soares - Sergio Bernardes.
Vista da área social (esquerda) e da área de serviço (direita).
Fonte: Acervo Pessoal. Fotógrafo: Erivelton Muniz da Silva (2015)
–
Origem da família Accioly;
Por Francisco Antonio Doria;:
Accioly, Accioli, Accioli, são variantes de Acciaioli, Acciaiuoli ou Acciajuoli, nome de uma família florentina patrícia, pertencente ao partido guelfo, de origens muito modestas e obscuras no século XII. Segundo a lenda, certo Gugliarello Acciaiuoli, de uma família de armeiros de Brescia (porque o nome se derivaria de acciaio, aço), sendo guelfo, teve que fugir de sua pátria devido às perseguições de Frederico Barbarroxa, que havia invadido a Itália.
Gugliarello chega a Florença em 1160, compra terras onde é hoje o Borgo de’ S.S. Apostoli, e no Val di Pesa, onde edifica uma `casa di signore’ nas ruínas do antigo castelo de Montegufoni. Era banqueiro, e comerciante de panos de lã.
Gugliarello é atestado em documentos (dois, se bem me lembro). O resto é fabulação, tirante as propriedades que se lhe atribuem (até hoje há, perto do castelo de Montegufoni, uma herdade de nome La Gugliarella). O nome da família pode derivar-se de accia, `meada’ (eram comerciantes de panos), ou mesmo de acerola, pois há a forma `Azzaroli.’ Era, de qualquer modo, um personagem modesto, embora rico, esse Gugliarello; uomo di bassa condizione…
– PARTICIPEM DO NOSSO GRUPO!!!… .
……. ( Família Accioly no Brasil ) …….. .
Compartilhem com os “Accioly’s” que você conhece; Convidem à todos!!!
# “UM POVO SEM MEMÓRIA É UM POVO SEM HISTÓRIA. E UM POVO SEM HISTÓRIA ESTÁ FADADO A COMETER, NO PRESENTE E NO FUTURO, OS MESMOS ERROS DO PASSADO”
. – (Emilia Viotti da Costa – historiadora brasileira) – # …
– Conheça a sua; Jamais renegue a sua origem! – …
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