Residência projetada pelo arquiteto Affonso Reidy para sua esposa, Carmen Portinho, localizada no Vale do Cuiabá, Petrópolis. Reidy foi um profissional que possui raros exemplos de arquitetura voltada para clientes particulares, tendo trabalhado a maior parte das vezes para a Prefeitura do Rio de Janeiro, da qual era funcionário, e na qual realizou grandes obras, como o Museu de Arte Moderna, e o Conjunto Habitacional Pedregulho.
essa não é a residencia carmen portinho. esse projeto é do pedro ferro.
Olá Luis Silva, tudo bem? A informação a respeito desta residência foram recuperadas tanto da Revista Habitat 71 quanto do livro AFFONSO EDUARDO REIDY de Nabil Bonduki, que confirmam a informação postada. De onde teria recuperado a informação que este projeto estaria vinculado a Pedro Ferro? Um bom dia.
preciso das medidas da residência carmen portinho para fazer uma maquete, estou tentando achar e não consigo, alguém pode me informar onde encontro estas informações?
Boa Noite Kleiton. Infelizmente nós nunca tivemos acesso as plantas originais, só as publicadas em livros e revistas. A planta foi digitalizada direto da revista, com o mínimo de distorções e com boa resolução (aqui está o link direto para ela: https://petropolismodernista.arq.br/wp-content/grand-media/image/p_11_detalhe.jpg) . Se você anexa-laao autocad e escalar considerando a maior dimensões dela (a maior cota, apesar de um pouco borrada, permite a leitura do valor 11,10m), conseguira reproduzir a planta sem maiores dificuldades.
Bom dia Amanda. Como pesquisadores, estamos sempre abertos a reconhecer que possamos estar errados, contudo indicar que está não seria a casa e não apresentar nenhuma contraprova, em nada auxilia no trabalho. Como já respondemos em um comentário anterior, a informação é embasada em dados colhidos na Revista Habitat 71 e no livro AFFONSO EDUARDO REIDY de Nabil Bonduki. Se você possuir alguma documentação que prove o contrário, ficarei feliz em analisar, caso contrário preferimos continuar a confiar em nossas fontes.
Olá, sou estudante de arquitetura e urbanismo da Unisul e recentemente elaborei um estudo sobre o arquiteto Affonso Eduardo Reidy, em especial sobre sua obra da casa Carmen Portinho e a residência descrita no artigo não é a residência Carmen Portinho.
Completando meu comentário acima ..
A residência citada no artigo de vocês é a residência Reidy-Portinho.
Olá Pietra. Perdoe-me a demora na resposta. Peço que por gentileza lei a resposta que forneci a Paula, logo acima. Creio que com isso podemos encerrar a questão.
Olá apesar de ter sido feita para Carmem portinho, essa não se trata da residencia Carmem Portinho ,e sim da casa em Itaipava de Reydi (https://casasbrasileiras.wordpress.com/2011/12/03/casa-de-reydi-em-itaipava/) a residencia Carmem Portinho se encontra em Jacarepaguá (https://youtu.be/boYKCVpL3RU)(http://www.archdaily.com.br/br/775125/em-foco-affonso-eduardo-reidy)
Olá Raissa, peço que por gentileza leia a resposta postada a Paula, creio que com isso podemos encerrar a questão.
Estou fazendo um trabalho sobre esta residencia e realmente como já foi mencionado está não é a residência Carmem Portinho do Reidy.
E duvido que um livro do do próprio arquiteto esteja errado, será que vocês não se confundiram?
Abaixo estão alguns links de sites super confiáveis e muito usados que mostram exatamente o que eu e outros mencionamos.
http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/07.074/335
http://www.archdaily.com.br/br/764061/exposicao-14-casas-brasileiras-na-ufrj-apresenta-icones-da-arquitetura-moderna-residencial/55096c6be58ece4903000007
Olá Paula, uma boa noite. Creio que o maior problema aqui está sendo de mais uma questão de nomenclatura do que de validade da informação. Está é a página de onde eu retirei a informação de que está casa de veraneio foi desenhada para Carmen Portinho, publicada na revista Habitat 71, pg 10, 1952. Creio que poucas fontes podem ser tão próximas ao momento de execução do projeto quanto esta. Ela é citada como casa de veraneio do Arquiteto ou residência Reidy-Portinho, como já descrito em alguns comentários abaixo, e creio que meu pecado, não sei se posso configura-lo como um erro, é trata-la como a casa de veraneio de Carmen Portinho. Para evitar maiores polêmicas, uma vez que está não é a proposta desta pagina, irei alterar o título e com isso evitar novos apontamentos de um “erro” que minha fonte primaria prova não existir.
gente, a carmem portinho era casada com o reidy e eles fizeram esta casa juntos no vale do cuiabá para eles. tão simples quanto isso, nunca consegui encontrar a casa. gostaria muito de fotógrafa~la
Leonardo, apesar de conhecer razoavelmente a cidade, também nunca consegui encontrar a residência, nem conheci pessoas na cidade que soubessem de sua localização. Já tentei uma busca pelo google maps, mas a região é bem extensa.
Infelizmente, Leonardo, a casa está brutalmente desconfigurada, irreconhecível. Foi ampliada e modificada severamente. Um crime.
Olá Amanda, veja o título que os autores usaram, é uma casa de veraneio que o arquiteto fez para a esposa, ele não se referiu a esta casa como a famosa “residência Carmem Portinho”, que de fato, é outra e aparece em vários livros.
Olá Adriana, originalmente eu a citava como “Residência de Carmen Portinho”, talvez devesse ter adotada a nomeclatura “Residência de Campo de Carmen Portinho”, mas acredito que nem mesmo as fontes não seriam o suficiente para agradar a todos. Preferi alterar e retirar o nome da esposa do arquiteto pois nosso objetivo é divulgar informação, não perder tempo com polêmicas.
A residência está completamente modificada, desconfigurada, irreconhecível atualmente. Uma pena. Assistam a uma palestra no canal do YOUTUBE da FUNDAÇÃO CASA DE RUI BARBOSA. Inclusive a casa em Jacarepaguá do casal, uma das residências mais bonitas do Brasil, está muito modificada também.