Residência Chagas Freitas – Arq. Sergio W. Bernardes

Vista tomada lateralmente.

Vista tomada lateralmente.

Residência projetada para Antônio de Padua Chagas Freitas, Jornalista e Político que governou o Estado da Guanabara (71-75) e do Rio de Janeiro (1979-1983),  por Sergio W. Bernardes no início da década de 50, no bairro de Nogueira, situada a margem do lago de mesmo nome. Um primeiro olhar a residência levará o leitor mais atento a relaciona-la quase que automaticamente a Igreja de São Francisco, de Oscar Niemeyer, inaugurada em 1943 e situada as margens do lago da Pampulha. Contudo, apesar de formalmente semelhantes, a maneira com que o arco parabólico é utilizado e construído diferem por completo. Enquanto na Pampulha temos uma casca de concreto, temos um misto de técnicas aplicadas na residência de Nogueira. A cobertura, que correspondem as áreas comum da residência, com varanda, sala,  e um pequeno escritório sobre a cozinha, conta com uma estrutura coberta com telhas de fibro-cimento, revestida na parte inferior por ripas de madeira, formando um espaço aconchegante os usuários dos espaços.  A sala e a circulação até os quartos são fechadas com grandes painéis de vidro, permitindo a visão direta para o lago e para a parte frontal do terreno.

O outro bloco , onde se distribuem a área íntima e de serviço, possui um telhado em fibrocimento de grande inclinação, que contrasta com a curva da parábola. A área íntima, delimitada por duas grandes paredes em alvenaria de pedra, é composta originalmente por três quartos e uma suíte, que possuem fechamento em esquadria de madeira e contam com varandas individuais.

A edificação atualmente consta com algumas modificações, que apesar de alterarem a estrutura original da residência, tentam se ater a linguagem proposta por Bernardes. A garagem, que originalmente não se conectava diretamente a residência, hoje se situa ao lado da área íntima, e utiliza a mesma linguagem das paredes em alvenaria de pedra para delimita-la. Sobre esta, uma ampla suite foi construída, conectada a uma área de lavanderia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Anti-Spam by WP-SpamShield