Residência Edmundo Cavanelas – Arq. Oscar Niemeyer

Vista geral da edificação

Vista geral da edificação

Projetada por Oscar Niemeyer para o Sr. Edmundo Cavanelas na década de 50, localizada em Pedro do Rio. Como boa parte das residências projetadas pelos modernistas na cidade, está também era dedicada aos fins de semana. Com um desenho singelo, tem sua cobertura de alumínio, com estrutura metálica produzida em loco, apoiada sobre 4 grandes pilares e 2 muros em alvenaria de pedra. Os grandes painéis de vidro na parte social, aliada a leveza proporcionada pela curva da cobertura, fazem com que a residência se integre completamente no vale onde se encontra implantada. Os belos jardins de Burle Marx completam o cenário, desta que provavelmente é um dos mais belas residências projetadas por Niemeyer, rivalizando com a Casa das Canoas.

Dentre as edificações visitadas, esta provavelmente é uma das que guarda maior fidelidade com o projeto original. Não se encontram alterações visíveis no desenho da residência, nem anexos próximos que alterem a percepção do projeto. O trabalho da equipe de manutenção tem permitido a preservação do desenho dos jardins, mantendo-o tão fidedigno quanto possível ao projeto do paisagista.

 

 

8 comentários sobre “Residência Edmundo Cavanelas – Arq. Oscar Niemeyer

    1. Erivelton Muniz Autor da Postagem

      Bom dia João. O proprietário permite a visitação a estudantes em grupos, individualmente não sei dizer se o mesmo seria possível.

  1. Maria Eduarda

    Boa noite,
    Terei que reproduzir em forma de maquete essa casa para um trabalho da faculdade. Gostaria de saber onde consigo a planta baixa e de cortes com suas devidas medidas.

    Obrigada.

    At. Maria Eduarda X. Costa

    1. Erivelton Muniz Autor da Postagem

      Boa tarde Maria Eduarda, desculpe a demora em retornar. Infelizmente só possuimos as plantas apresentadas no site, na prefeitura não encontramos nada registrado a respeito da casa. Mas com as informação apresentadas aqui, creio que consiga reproduzir uma maquete em escala 🙂

  2. WUSSANIA CAMPOS

    Maravilha, arte, arte.a escultura não é mulher deitada e sim ” guanabara” de cesquiat.tremenda obra de arte a qual tenho uma identica.

    1. Erivelton Muniz Autor da Postagem

      Olá Wussania, obrigado pela correção. A foto é de nossa autoria, e na residência propriamente não existem indicações do nome da escultura, e por falha de nossa parte não buscamos maiores detalhes nas bibliografias existentes. Devidamente corrigida a informação, e agradecemos a bela colaboração.

    1. Erivelton Muniz Autor da Postagem

      Olá Susana, bom dia. Agradecido pela informação. Você conhece a casa ou a informação foi coletada por meio de outra fonte, como livro ou revista? Para nós é importante sempre indicar qual a procedência da informação, uma vez que tentamos fazer o trabalho o mais educativo possível. Em nossa visita ao local não nos foi passado que outra função exitiria neste subsolo, e as plantas as quais tivemos acesso também não indicam a sauna.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Anti-Spam by WP-SpamShield