Residência Edmundo Cavanelas – Arq. Oscar Niemeyer

Vista geral da edificação

Vista geral da edificação

Projetada por Oscar Niemeyer para o Sr. Edmundo Cavanelas na década de 50, localizada em Pedro do Rio. Como boa parte das residências projetadas pelos modernistas na cidade, está também era dedicada aos fins de semana. Com um desenho singelo, tem sua cobertura de alumínio, com estrutura metálica produzida em loco, apoiada sobre 4 grandes pilares e 2 muros em alvenaria de pedra. Os grandes painéis de vidro na parte social, aliada a leveza proporcionada pela curva da cobertura, fazem com que a residência se integre completamente no vale onde se encontra implantada. Os belos jardins de Burle Marx completam o cenário, desta que provavelmente é um dos mais belas residências projetadas por Niemeyer, rivalizando com a Casa das Canoas.

Dentre as edificações visitadas, esta provavelmente é uma das que guarda maior fidelidade com o projeto original. Não se encontram alterações visíveis no desenho da residência, nem anexos próximos que alterem a percepção do projeto. O trabalho da equipe de manutenção tem permitido a manutenção do desenho dos jardins, mantendo-o tão fidedigno quanto possível ao projeto do paisagista.

 

 

2 comentários sobre “Residência Edmundo Cavanelas – Arq. Oscar Niemeyer

    1. Erivelton Muniz Autor da Postagem

      Bom dia João. O proprietário permite a visitação a estudantes em grupos, individualmente não sei dizer se o mesmo seria possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

WordPress Anti-Spam by WP-SpamShield